quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Advento 2019


O advento é a época santa que precede o Natal. Do latim adventus (“chegada”), é um tempo de esperança e expectativa, quando os cristãos preparam seus corações para a vinda de Cristo.
O Advento abrange os quatro domingos (e dias da semana) que antecedem o Natal. Começa no quarto domingo antes do Natal. Em 2019, o Advento começa em 1º de dezembro.
O advento é a primeira estação do calendário da igreja e marca o início do ano litúrgico, o ciclo anual de estações observado pelos cristãos através dos séculos. Basicamente, o calendário da igreja consiste de jejuns e festas — períodos de preparação e celebração — que correspondem aos principais eventos da vida e ministério de Cristo.
É apropriado que o Advento abra o ano da igreja. Assim como o Evangelho de Lucas começa com o nascimento de João Batista, aquele que “prepara o caminho” para Cristo, o ciclo anual da igreja começa com os ritmos preparatórios do Advento.
A grande proclamação “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14) assegura-nos que Deus entrou na história humana através da Encarnação do Filho. A Estação do Advento, uma época de espera, é concebida para cultivarmos a nossa consciência acerca das ações de Deus — no passado, no presente e no futuro. No Advento ouvimos as profecias do Messias Vindouro como endereçadas a nós — pessoas que esperam pela segunda vinda. No Advento aumentamos a nossa antecipação pelo cumprimento de todas as promessas do Antigo Testamento, quando o lobo dormirá com o cordeiro, a morte será tragada, e cada lágrima será enxugada. Dessa maneira o Advento destaca para nós a História mais ampla do plano redentor de Deus.
Uma tensão deliberada deve ser incorporada à nossa prática da estação do Advento. Cristo veio, e ainda assim nem todas as coisas chegaram à conclusão. Enquanto nos lembramos da espera de Israel e esperamos e damos graças pelo nascimento de Cristo, nós também antecipamos sua segunda vinda no fim dos tempos. Por esta razão, o Advento começou como um a temporada penitencial, um tempo para a disciplina e arrependimento intencional na confiante expectativa e esperança de que Cristo está vindo outra vez.
A temporada de Advento inclui os quatro domingos que precedem o Natal. O culto nestes domingos devem ser projetados para que as pessoas vejam a tensão entre celebrar e esperar. Deve ser dada atenção especial às exibições visuais no espaço de culto. As cores litúrgicas para o advento são roxo e azul escuro, e texturas ásperas e grosseiras são comuns. Uma coroa de advento com quatro velas e uma vela de Cristo podem aumentar a sensação de antecipação. Muitas lições das Escrituras também sugerem outros símbolos visuais para comunicar a intenção da temporada.

Nenhum comentário: