Com o tema: 75 anos de Missão e Harmonia com o Bom Jesus do Arraial, a paróquia Bom Jesus do Arraial comemorou entre os dias 21 a 29 de agosto de 2010 foi comemorado o jubileu de ouro da paróquia Bom Jesus do Arraial.
A matéria saiu no jornal Folha de Pernambuco deste domingo no caderno Geral e foi escrita pela jornalista Rachel Morais.
Confira a matéria na íntegra:
B.JESUS DO ARRAIAL:
Igreja celebra festa do padroeiro
RACHEL MORAIS
A Igreja do Bom Jesus do Arraial, na rua da Harmonia, no bairro da Casa Amarela, celebra a festa do seu padroeiro neste domingo. O evento acontece há 75 anos e, durante todo o dia, deve reunir cerca de 1.200 pessoas, com 400 fiéis em cada missa, e mais uma centena acompanhando a procissão. Segundo o padre da paróquia, Josivan Sales, o momento é importante, porque renova a fé da comunidade e, consequentemente, o serviço cristão com as pastorais.
A programação é especial desde a última quinta-feira com celebrações todos os dias às 19h, com participação de bispos, padres de outras paróquias e discípulos missionários. Para o domingo, a primeira missa será celebrada às 6h30. Às 9h30, outra celebração eucarística acontece, seguida de batizados a partir das 10h. Depois de uma pausa, as atividades voltam a acontecer às 16h, com a procissão que parte do Sítio da Trindade em direção à Igreja, quando cerca de cem pessoas devem acompanhar o andor. A missa solene acontece às 17h, seguida do descerramento da placa comemorativa e girândola do 75° aniversário.
Além disso, durante todo o dia, ficará à disposição do público, na paróquia, uma exposição sobre a história da mesma, que tem sua construção ligada à resistência católica, durante a invasão holandesa (1630-1654). “Quase três séculos depois da expulsão dos holandeses, essa igreja foi erguida e tem relação com o Sítio da Trindade, onde foi erguido, pelo líder da resistência, Matias de Albuquerque, o Forte do Arraial do Bom Jesus ou Arraial Velho do Bom Jesus. O local reuniu parte da população, surgindo residências, negócios e até um oratório. Depois, foi construída a Igreja na rua da Harmonia, em 1935, com referência àquele local”, explicou o pároco da comunidade.
LINK - http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-geral/587670?task=view
Nenhum comentário:
Postar um comentário