ECONOMISTA E CRISTÃ,
Renata Patrícia conversou conosco
sobre o mercado de trabalho para os jovens
falando de competitividade
e valores cristãos. Confira...
HE- Renata, como você avalia o mercado de trabalho para os jovens atualmente?
Renata:É bem verdade que o mercado é bastante exigente, porém o que vejo são empresas dando a oportunidade do primeiro emprego para aqueles que realmente querem e procuram. O que quero dizer é que os jovens que procuram se atualizar e estão antenados às oportunidades que andam surgindo conseguem chances no mercado de trabalho. Empresas grandes alocam jovens no mercado, vejo isto no meu dia a dia, pois a empresa que trabalho, emprega centenas de jovens, que têm oportunidade de aprendizado e também de ter um norte com relação ao seu desejo profissional, ou até uma forma de manter seus estudos.
HE- Sabemos que muitas vezes o maior problema não é a falta de vagas, mas falta de qualificação dos candidatos para ocupa-las. O que um jovem deve fazer para se tornar mais competitivo e ter maiores chances quando busca uma colocação?
HE- Existem algumas características que, atualmente, são imprescindíveis, no processo de seleção das pessoas para ocupação de vagas de emprego?
Renata: Realmente algumas características são importantíssimas para as pessoas que desejam um lugar no mercado de trabalho. Primeiramente o candidato deve ser determinado e ter um foco com relação à sua carreira profissional. Dessa forma deve procurar cursos de capacitação que se interligam ou se completam, e identificar a afinidade que existe entre você e a profissão. Com o conhecimento intelectual, a pessoa deve ser tranqüila, sociável e dinâmica para as diversas situações que possa ser exposto no dia a dia e também durante a própria entrevista, porque provavelmente será testado em alguma situação. Por fim, deve saber bem o que quer para não se decepcionar com o trabalho que venha a conseguir e também para alcançar o sucesso profissional.
HE No mercado de trabalho, competência é tudo? Os valores e o testemunho de vida cristã podem qualificar a pessoa no mercado de trabalho?
Renata: Competência não é tudo. Para ser um profissional, outras qualidades devem ser presentes, como por exemplo, a responsabilidade e a humildade. Os valores e o testemunho de vida cristã são um diferencial para a pessoa no mercado. Primeiro interiormente, a pessoa está mais preparada para passar pelas dificuldades que fatalmente surgirão, e com a fé fortificada e a confiança em Jesus trará paz para lutar pelos objetivos e necessidades. Isto se refletirá no ambiente de trabalho.
HE- É possível ser competitivo e bom cristão ao mesmo tempo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário